Ne quid nimis

 

 

 1 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Internacional do Idoso 2024

Imagem: Esquerda: WJ, Unsplash/ Centro: Danie Franco, Unsplash/ Direita: WJ, Unsplash

«O Dia Internacional do Idoso celebra-se anualmente a 1 de outubro. Este dia tem como objetivo destacar a importância do idoso na sociedade, bem como consciencializar para as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo.

Durante as próximas três décadas, prevê-se que o número de pessoas idosas em todo o mundo mais que duplique, ultrapassando os 1,5 mil milhões de pessoas em 2050. 

O tema deste ano é a «Envelhecer com Dignidade: A importância de reforçar os sistemas de cuidados e de apoio às pessoas idosas em todo o mundo». À medida que as populações envelhecem, a procura de serviços de cuidados de saúde e de apoio social alargados tem aumentado substancialmente, em especial para os idosos com doenças como a demência. Pretende-se destacar a necessidade urgente de expandir as oportunidades de formação e educação em geriatria e gerontologia, abordar a escassez global de profissionais de cuidados e reconhecer as diversas contribuições dos prestadores de cuidados.

Este Dia foi proclamado na Resolução 45/106 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de dezembro de 1990». EUROCID | Efemérides. 

 

 

 

 2 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Internacional da Não-Violência 

Imagem: National Geographic

«Mensagem para o Dia Internacional da Não-Violência | 2 de outubro de 2024

No Dia Internacional da Não-Violência, comemoramos o aniversário de Mahatma Gandhi e reafirmamos os valores a que dedicou a sua vida: igualdade, respeito, paz e justiça. 

O nosso mundo hoje está repleto de violência. 

Em todo o mundo, os conflitos estão a aumentar. Da Ucrânia ao Sudão, ao Médio Oriente e entre outros, a guerra está a criar um cenário infernal de destruição, miséria e medo. A desigualdade e o caos climático estão a minar os alicerces da paz. E o ódio incitado online está a espalhar-se pelas ruas. 

A Cimeira do Futuro do mês passado trouxe esperança. Os países uniram-se para lançar as bases para um multilateralismo renovado, equipado para apoiar a paz num mundo em mudança. Isto inclui uma atenção renovada às causas subjacentes dos conflitos – desde a desigualdade à pobreza e à divisão. Agora precisamos que os países transformem estes compromissos em realidade. 

Gandhi acreditava que a não-violência era a maior força disponível para a humanidade – mais poderosa do que qualquer arma. Juntos, vamos construir instituições para apoiar esta nobre visão». Secretário-Geral das Nações Unidas | UNRIC | 02-10-2024».

«O Dia Internacional da Não-Violência celebra-se anualmente a 2 de outubro, data que assinala o aniversário de Mahatma Gandhi, um dos maiores ícones da resistência contra a violência. Gandhi foi inspirador de diversos movimentos de não-violência em defesa dos direitos civis e da mudança social em vários países. O Dia Internacional da Não-Violência foi proclamado através da Resolução 61/271 adotada na Assembleia Geral da ONU a 15 de junho de 2007». EUROCID. Efemérides. 

Links relacionados

«O Dia Europeu da Doação e Transplante de Órgãos (EODD) comemora-se a 10 de outubro, um dos objetivos deste Dia é o de sensibilizar para a importância da doação de órgãos, tecidos e células como forma de melhorar e salvar vidas.

Acima de tudo, este Dia deve ser visto como uma ocasião para homenagear todos os dadores de órgãos e os seus familiares, e agradecer aos profissionais de saúde da área da transplantação, cujo trabalho ajuda a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. IPST, IP.

Saiba mais em EODD.

 

 

Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte 2024

Imagem: World Coalition Against the Death Penalty 

«O Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte celebra-se, anualmente, a 10 de outubro. 

Este dia procura sensibilizar os Estados para a abolição desta prática, uma vez que é incompatível com, e viola, os Direitos Humanos, o Direito Europeu e o Direito Internacional.  É também um dia em que a União Europeia reafirma a sua firme oposição à pena de morte em todos os momentos e em todas as circunstâncias.

O tema para 2024-2025 é  «A pena de morte não protege ninguém». Será dedicado a desafiar a ideia errada de que a pena de morte pode tornar as pessoas e as comunidades mais seguras. A pena de morte não protege os indivíduos e as sociedades porque ameaça a dignidade humana e reforça as disparidades sociais e económicas ao afetar desproporcionadamente os grupos marginalizados. Para soluções eficazes a longo prazo, é necessário dar prioridade às preocupações das pessoas, atacar as causas profundas do crime e da violência e aplicar uma abordagem de segurança humana na resolução de conflitos e na criação de sociedades mais seguras.

Este dia foi criado pela World Coalition Against Death Penalty, em 2003. Em 2007, o Conselho da Europa e a União Europeia reconheceram este dia também como o Dia Europeu contra a Pena de Morte.

Portugal foi um dos primeiros países abolicionistas, tendo banido a pena de morte em 1867». EUROCID. Efemérides.

Imagem: UN Wo (adaptado)

«O Dia Internacional da Rapariga celebra-se anualmente a 11 de outubro. Este dia tem como objetivo sensibilizar para as questões de igualdade e violência de género, bem como apelar à reflexão sobre os preconceitos e os estereótipos que colocam entraves na vida escolar e pessoal das raparigas. Procura, também, dar ênfase ao papel ativo que as raparigas podem ter enquanto agentes de mudança social.

Este ano tema é «A visão das raparigas para o futuro». O tema deste ano transmite tanto a necessidade de ação urgente como a esperança persistente, impulsionada pelo poder das vozes das raparigas e pela sua visão do futuro. A data foi instituída a 11 de outubro de 2011, pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 66/170». EUROCID. Efemérides. 

Links relacionados

Imagem: United Nations Office for Disaster Risk Reduction 

«O Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes assinala-se anualmente a 13 de outubro, com o intuito de consciencializar os decisores políticos e os cidadãos para a implementação de políticas públicas que evitem ou mitiguem a ocorrência de catástrofes. 

Em 2015 foi adotado o «Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes», de forma a vincular os Estados a responder a riscos sistémicos, como a propagação de doenças, desastres climáticos e ambientais, entre outros.

Em 2024, o tema é «Empoderamento de crianças e jovens com vista à construção de comunidades mais resilientes a catástrofes». Este tema assenta na premissa de que a capacitação das crianças e jovens, especialmente através da educação, potencia a sua preparação para melhor se protegerem dos efeitos das catástrofes e torna-os agentes de mudança, partilhando o que aprenderam no seio das suas famílias e comunidades.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, desde o ano 2000 mais de mil milhões de crianças viram as suas vidas perturbadas por catástrofes. Mais de 80 000 escolas foram destruídas ou gravemente danificadas e a situação está a piorar todos os anos. As catástrofes não só destroem escolas e outros edifícios, como também impedem as crianças de aprender, comer bem e receber cuidados de saúde adequados. 
 
As escolas devem ser locais seguros onde as crianças possam aprender sem medo. Todos os países devem tomar medidas para tornar as escolas resilientes. Os professores desempenham um papel fundamental para ajudar a entender os riscos e como se pode proteger as famílias e comunidades.

Esta data foi criada através da Resolução 64/200 da Assembleia Geral da ONU, a 21 de dezembro de 2009». EUROCID. Efemérides. 

Links relacionados

Imagem: UNESCO (adaptado) 

«O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro. Teve início em 1987, quando o Padre Padre Joseph Wresinski reuniu 100 000 pessoas na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades, em Paris, na inauguração de uma pedra em homenagem das vítimas da pobreza, fome, violência e medo. Este dia é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável». Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.

O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.

Em 2024, o tema é «Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais. Atuar em conjunto para sociedades justas, pacíficas e inclusivas». Com este tema procura-se evidenciar uma das dimensões ocultas da pobreza - os maus-tratos sociais e institucionais sofridos pelas pessoas que vivem na pobreza e pretende debater formas de agir em conjunto, no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 para promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.

Acabar com a pobreza não é apenas ajudar os pobres, é dar a cada mulher e a cada homem a oportunidade de viver com dignidade. 

Este Dia foi proclamado na Resolução 47/196 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992». Eurocid / Efemérides.

 

Dia Mundial de Resolução de Conflitos  / Association for Conflict Resolution (ACR)

«Conflict Resolution DayEach Year ACR celebrates Conflict Resolution Day the third Thursday of October. This year it is October 17, 2024. Our logo of the tree was designed as a symbol to celebrate growth in Conflict Resolution. The first year, start small, but just like the tree the seeds you plant one year, will continue to grow and blossom each year.

Conflict Resolution Day was conceived in 2005 by ACR to:
  • Promote awareness of mediation, arbitration, conciliation and other creative, peaceful means of resolving conflict;
  • Promote the use of conflict resolution in schools, families, businesses, communities, governments and the legal system;
  • Recognize the significant contributions of (peaceful) conflict resolvers;
  • Obtain national synergy by having celebrations happen across the country and around the world on the same day.
October has become a time to promote and celebrate peaceful conflict resolution practices worldwide. Dedicated dispute resolution practitioners are helping to educate the public about mediation and other innovative conflict management processes. The ABA declared the third week of October, “ABA Mediation Week,” in part building on the efforts of many other national, state, and local organizations, including the Association for Conflict Resolution (ACR) which have been celebrating conflict resolution during the month of October. The ABA and ACR, as well as numerous other organizations, are working to raise awareness of the importance of mediation and conflict resolution». Association for Conflict Resolution (ACR).

 

 

 18 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos 

Imagem: UNODC  

«O Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos celebra-se anualmente a 18 de outubro. Este dia foi criado pela União Europeia em 2007, com o intuito de consciencializar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de políticas de luta contra o tráfico de seres humanos. Contribui igualmente para o reforço da necessidade de assegurar a cooperação entre Estados no desenvolvimento e na partilha de conhecimentos e informações. 

O tráfico de seres humanos pode traduzir-se em exploração sexual, trabalho forçado, atividades criminosas forçadas, mendicidade forçada, escravatura e remoção de órgãos. Outras formas incluem o casamento forçado e a adoção ilegal, bem como o roubo de bebes para venda.

Todos os anos, milhares de pessoas são identificadas como vítimas de tráfico de seres humanos na UE.

A UE e os seus Estados-Membros têm adotado muitas medidas e estão a intensificar os seus esforços para pôr termo a este crime hediondo.

Só em 2023, foram efetuadas 457 detenções e apreendidos 4,1 milhões de euros graças à ação da UE». Eurocid / Efemérides.

Links relacionados

 

 

Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa: 18 de outubro

Resolução da Assembleia da República n.º 77/2024, de 7 de outubro / ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. - Consagra o dia 18 de outubro como o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa. Diário da República. - Série I - n.º 194 (07-10-2024), p. 1.

 

 

 20 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Mundial da Estatística 

«Sobre o Dia Europeu da Estatística. - A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2010, o dia 20 de outubro como o Dia Mundial da Estatística. Celebrado pela 1ª vez nesse ano, passou a ser assinalado a cada 5 anos.

A comunidade estatística europeia celebra o Dia Europeu da Estatística anualmente, nos anos intercalares ao Dia Mundial da Estatística, numa iniciativa do Comité Consultivo Europeu da Estatística, com o apoio do Sistema Estatístico Europeu, do Sistema Europeu de Bancos Centrais e da Federação Europeia das Sociedades Nacionais de Estatística.

Sob o lema do Dia Mundial da Estatística, de 2015, “Melhores Dados, Melhores Vidas”, o Dia Europeu da Estatística visa sensibilizar os cidadãos para a importância das estatísticas oficiais na tomada de decisões fundamentadas, por parte de Governos e empresas, bem como pela sociedade em geral.

O Dia Europeu da Estatística foi oficialmente assinalado em 2016, durante a “2nd Conference of European Statistics Stakeholders”, realizada em Budapeste.

Em 2017, Lisboa acolhe a Conferência sobre “Estatísticas Oficiais, um Bem Público”, numa organização conjunta do Comité Consultivo Europeu da Estatística, do Instituto Nacional de Estatística e da Sociedade Portuguesa de Estatística, com o apoio do Eurostat.

Esta iniciativa pretende reunir produtores e utilizadores das estatísticas oficiais, promovendo um amplo debate com vista a satisfazer cada vez melhor as necessidades da sociedade, bem como a potenciar o reconhecimento do valor das estatísticas oficiais como um bem público». INE 

O Dia Mundial da Estatística (World Statistics Day) foi proclamado através da Resolução 64/267 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 3 de junho de 2010. 

 

Dia Mundial de Combate ao Bullying - 20 de outubro de 2024

«GNR registou 103 crimes de 'bullying' no ano letivo de 2023/2024 / Lusa

«A GNR registou 103 crimes de 'bullying' no ano letivo de 2023/2024, dos quais 12 de 'cyberbullying', anunciou a força de segurança hoje, Dia Mundial de Combate ao Bullying.

No âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, a GNR associou-se a este dia, “pela relevância que representa na vida das crianças e jovens”.

“A violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas esconde ou evita a denúncia da agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, no contexto escolar e em ambiente familiar”, lê-se na nota da GNR.

A Guarda indicou que desenvolveu 1.960 ações de sensibilização relacionadas com o ‘bullying’, no ano letivo de 2023/2024, direcionadas para 71.866 crianças e jovens, maioritariamente em contexto escolar, tendo sido abrangidos 1.898 estabelecimentos de ensino público e privado, de acordo com dados provisórios.

No atual ano letivo, e até ao dia 17 de outubro, a GNR realizou 244 ações de sensibilização relacionadas com o ‘bullying’, tendo sido abrangidas 8.729 crianças, num universo de 236 estabelecimentos de ensino». 

 

 

 

21 DE OUTUBRO DE 2024 

 

«UE investe mais de 380 milhões de euros em 133 novos projetos LIFE para apoiar a transição ecológica em toda a Europa | COMUNICADO DE IMPRENSA | 21 de out. de 2024 | Bruxelas

A Comissão concedeu hoje mais de 380 milhões de euros a 133 novos projetos em toda a Europa ao abrigo do Programa LIFE para o Ambiente e a Ação Climática. O montante atribuído representa mais de metade das necessidades totais de investimento de 574 milhões de euros para estes projetos, sendo o restante proveniente dos governos nacionais, regionais e locais, de parcerias público-privadas, de empresas e de organizações da sociedade civil.

Os projetos LIFE contribuem para alcançar a vasta gama de objetivos climáticos, energéticos e ambientais do Pacto Ecológico Europeu, incluindo o objetivo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050 e de travar e inverter a perda de biodiversidade até 2030, assegurando simultaneamente a prosperidade da Europa a longo prazo. Este investimento terá um impacto duradouro no nosso ambiente, na economia e no bem-estar de todos os europeus. Os projetos abrangerão todos os domínios do programa LIFE, mobilizando:

  • 143 milhões de EUR (dos quais 74 milhões de EUR serão disponibilizados pela UE) para contribuir para a economia circular e melhorar a qualidade de vida,com 26 projetos que reduzem o consumo de água, os resíduos industriais e domésticos, a poluição atmosférica e sonora, bem como a justificação económica para a redução, reutilização e reciclagem;
  •  cerca de 216 milhões de EUR (144,5 milhões de EUR de contribuição da UE) para projetos no domínio da natureza e da biodiversidade destinados a restaurar os ecossistemas e habitats de água doce, marinhos e costeiros; e melhorar o estado de conservação das aves, insetos, répteis, anfíbios e mamíferos;
  • cerca de 110 milhões de EUR (quase 62 milhões de EUR de contribuição da UE) para a resiliência às alterações climáticas, a atenuação das alterações climáticas e a governação e informação;
  • 105 milhões de EUR (contribuição da UE de 99 milhões de EUR) para soluções de governação e de mercado destinadas a acelerar a transição para as energias limpas.

Para mais informações

► Resumos dos projetos

► Programa LIFE para o Ambiente e a Ação Climática

► UE na COP16

COMISSÃO EUROPEIA | COMUNICADOS DE IMPRENSA | IP-24/5381 | 21-10-2024».

 

 

 

 

23 DE OUTUBRO DE 2024 

 

 

Alojamento local

(1.1) Decreto-Lei n.º 76/2024, de 23 de outubro / PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. - Altera o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de agosto, e revoga medidas no âmbito da habitação. Diário da República. - Série I - n.º 206 (23-10-2024), p. 1-29. Versão Consolidada + Índice + Alterações

(1.2) Declaração de Retificação n.º 39/2024/1, de 10 de dezembro / Presidência do Conselho de Ministros. Secretaria-Geral. - Retifica o Decreto-Lei n.º 76/2024, de 23 de outubro, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 206, de 23 de outubro de 2024. Diário da República. - Série I - n.º 239 (10-12-2024), p. 1-2.

(2) Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de agosto / Aprova o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local. Diário da República. - Série I - n.º 166 (29-08-2024), p. 4570 - 4577. Versão Consolidada + Índice + Alterações

 

 

 

 

24 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Council of Europe urges measures for young people and climate change

Strasbourg | 24 October 2024

Climate action is a top priority for most young people in Europe. The Council of Europe has therefore proposed a set of measures on climate action dedicated to young people. In a new Recommendation, the first international text on this topic, the organisation’s Committee of Ministers underlines young people’s freedom of expression and the importance of judicial review in environmental matters.

The principle “no punishment without law” should be applied. States should respect in particular the rights of vulnerable youth, including marginalised and indigenous young people, when they express their concerns about environmental degradation in public discourse. European states should also strengthen youth participation in climate-related decision-making processes and raise awareness, including through financially supporting youth organisations working on climate issues.

Investing in green jobs, education and skills is another recommendation. Member states should provide dedicated funding to young green entrepreneurs through micro-financing schemes and to Research and Development projects in the green tech field. Youth workers should receive tailored support; buildings and facilities provided by the authorities (youth clubs and centres, schools, and youth centres) should be resilient to climate change, so as to ensure optimal working and living conditions.

European states should also seek to mitigate the harmful consequences of the climate crisis on young people’s physical and mental health by establishing dedicated youth services. Authorities should support research into the phenomenon of eco-anxiety, raise awareness of it and develop support services for those suffering from it.

Young people should be provided with reliable and youth-friendly information on environmental matters, mainly and preferably in digital formats, also in minority languages. Legal and practical safeguards should be established to limit the spread of disinformation on environmental matters.

States should also consider establishing focused institutions, such as a future generations commissioner, to encourage a longer-term view on policy decisions related to the climate.

In five years the Committee of Ministers will review the implementation of this recommendation.

https://www.coe.int/en/web/portal/-/council-of-europe-urges-measures-for-young-people-and-climate-action-investing-in-green-jobs-and-skills-addressing-eco-anxiety-access-to-rights-for-vulnerable-groups

1510th meeting, 23 October 2024

8. Youth and sport

8.1 72nd meeting of the European Steering Committee for Youth (CDEJ), 51st meeting of the Advisory Council on Youth (CCJ) and 50th meeting of the Joint Council on Youth (CMJ)

Explanatory Memorandum to Recommendation CM/Rec(2024)6 of the Committee of Ministers to member States on young people and climate action

https://search.coe.int/cm?i=0900001680b21065

 

 

Dia das Nações Unidas (ONU) 

«24 OUT 2024, 19:07

Celebra-se hoje, dia 24 de outubro de 2024, o Dia das Nações Unidas, comemorando o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas.

Neste contexto, salienta-se a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, elementos que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento global para 2030, em particular o ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes), no sentido de Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Justiça.Gov.pt | IGSJ ⁄ NOTICIAS DA IGSJ ⁄ DIA DAS NAÇÕES UNIDAS

Esta data foi implementada através da Resolução 168 (II) da Assembleia Geral da ONU, a 31 de outubro de 1947. 

United Nations Day | International Days and Weeks - the United Nations.

 

 

Dia Mundial da Informação para o Desenvolvimento 2024

Imagem: iStock, Ipopba  

«O Dia Mundial da Informação para o Desenvolvimento assinala-se anualmente a 24 de outubro e tem como objetivo realçar a importância da informação e da sua difusão para o desenvolvimento, num mundo cada vez mais globalizado. 

Este dia contribui, também, para a cooperação internacional, nomeadamente, no que respeita ao aumento do crescimento económico, da inclusão social e da erradicação da pobreza.

O papel das novas tecnologias pode ser igualmente um fator de aproximação e de redução das desigualdades entre os povos.

Este dia foi implementado através da Resolução 3038 (XXVII) adotada na Assembleia Geral da ONU, a 19 de dezembro de 1972». EUROCID. Efemérides.

Links relacionados

 

 

Dia Municipal da Igualdade 2024

2024/10/22

Desde 2010 que o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.

Entre 17 e 31 de outubro, sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, são levadas a cabo centenas de iniciativas, por todo o país, para assinalar a urgência do combate às discriminações e violência de género e de se lutar por uma igualdade plena entre mulheres e homens, e em todas as áreas da sociedade, na defesa intransigente dos direitos humanos. A comissão organizadora do Dia Municipal para a Igualdade 2024 dá a conhecer a Agenda Nacional para o Dia Municipal para a Igualdade 2024.

De acordo com os dados até agora registados, os números mostram que a sociedade portuguesa está atenta, sendo de destacar que se assinalam cerca de:

  • 350 iniciativas em 90 concelhos
  • 95.000 potenciais pessoas alcançadas
  • 110 entidades promotoras (55,2% municípios; 35,2% entidades da Economia Social e os restantes 9,6% Agrupamentos/Escolas/Universidades, Organizações Públicas Nacionais e Regionais e Freguesias / Uniões de Freguesia)
  • 400 entidades parceiras (na sua maioria entidades de economia social (46,75%), agrupamentos de escolas/escolas/universidades (26,5%), municípios (6,5%), Organizações Públicas Nacionais e Regionais (6,25%) e os restantes 14% Freguesias e Uniões de Freguesia, Forças de Segurança e Empresas

Mais de 80% das iniciativas dirigem-se à Comunidade, Profissionais e Dirigentes nomeadamente da Economia Social e das Autarquias, pessoas idosas, jovens e crianças, comunidade educativa, alunas e alunos de todos os níveis de ensino.

É preciso agir localmente, de forma articulada, na prevenção e combate a todas as formas de violência, não deixando ninguém ficar para trás, qualquer que seja a idade, a origem racial e étnica, a deficiência, a nacionalidade, a orientação sexual, a identidade e expressão de género e as características sexuais.

Mais informações no site da Animar e na página oficial da iniciativa, incluindo a Agenda Nacional com todas as atividades.

COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÉNERO
Rua Almeida Brandão, n.º 7, 1200-602 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 217 983 000 - E-mail: cig@cig.gov.pt - E-mail do Centro de Informação e Documentação: cid@cig.gov.pt

 

 

 25 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Auxílios estatais em tempo de crise | Relatório Especial do TCE

23-10-2024 | Orçamento e despesas | Mercado único e concorrência

(1) Relatório Especial 21/2024: Auxílios estatais em tempo de crise – Reação rápida, mas há deficiências no controlo da Comissão e incoerências no quadro de apoio aos objetivos da política industrial da UE (C/2024/6325). JO C, C/2024/6325, 25.10.2024, p.1.

Aceder ao documento: SR-2024-21 [PDF - 2274 KB, 72 p.]

Resposta da Comissão Europeia: COM-Replies-SR-2024-21 [PDF - 369 KB, 14 p.]

(2) «TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU / News. - Comissão Europeia tem de fiscalizar mais os apoios dos países à recuperação e à política industrialNEWS-SR-2024-21 | 23/10/2024

 

 

Dia Europeu dos Advogados / The European Lawyers’ Day (ELD) | CCBE

«About European Lawyers Day

In 2014, the CCBE introduced the idea of coordinating an annual Europe-wide event that would encourage its member bars and law societies to organise national and local activities based around a central theme to promote the rule of law, and a lawyer’s role in upholding its legal principles, to citizens. European Lawyers Day celebrates the common values of lawyers and their intrinsic role in the defence and promotion the rule of law, as well as their contribution to the justice system.

European Lawyers Day programmes and activities are organised by national and local bars, or any person or group working with a national or local bar (bar members, courts, law schools and students, youth groups, and community organisations) that would like to educate the public on the crucial role of the rule of law and the legal process in protecting citizens’ rights. Each member bar and law society is asked to encourage its members to organise events, publish educational material and/or conduct other programmes that promote citizens’ awareness of the European Lawyers Day theme.

The European Lawyers’ Day (ELD) theme for 2024 is: "Independent lawyers, stronger democracies: understanding why self-regulation matters".

The CCBE has selected this theme for European Lawyers' Day 2024 with the objective of enhancing understanding of the significance of self-regulation and its intrinsic link with the health of democratic societies. It is essential to have confidence in the justice system and understanding the importance of self-regulation helps us to appreciate its key role in ensuring the effective functioning of the justice system.  

Information package

Explanatory note | "Self-regulation and the Deontology Committee" by Eric Balate 

Poster 2024: PDF format | PNG format | JPEG format

Social Networks Package: Post 1 | Video 1 | Video 2

How to promote ELD 2024

Council of Bars and Law Societies of Europe (CCBE). The Voice of the European Legal Profession.
Rue Joseph II, 40/8 – 1000 BRUXELLES | Opening hours (for general calls) are from 9:00 to 12:30 and from 14:00 to 17:00 | Email: ccbe@ccbe.eu».

 

 

Dia Europeu da Justiça 2024 | CEPEJ

«2024 - European Day of Justice

The European Day of Justice is celebrated each year around the 25 October. It aims to bring justice closer to citizens, to inform them on their rights and to promote the work of the Council of Europe and the European Commission in the field of justice, through simulation of procedures and information sessions. This day is open to all European citizens, students and people who work in the field of justice». 

To celebrate the European Day of Justice, customisable posters can be downloaded in 23 languages.

European Commission for the Efficiency of Justice (CEPEJ) - Council of Europe / Comissão Europeia».

 

«DGPJ assinala o Dia Europeu da Justiça com divulgação das SLAPP

O sítio web da DGPJ passa a integrar um novo dossier temático dedicado à divulgação de informação sobre as Ações Judiciais Estratégicas contra a Participação Pública, SLAPP em inglês. | 25 OUT 2024, 10:55 DGPJ

Denominam-se como SLAPP, do inglês Strategic Lawsuits Against Public Participation, as ações judiciais estratégicas que têm como principal objetivo impedir, restringir ou penalizar a participação pública. Estas ações não têm como objetivo fazer valer ou exercer efetivamente um direito. As SLAPP são muitas vezes infundadas, frívolas ou baseadas em alegações exageradas e frequentemente abusivas, ameaçando os direitos e as liberdades fundamentais, a democracia, o Estado de Direito ou a boa governação, bem como a defesa de causas através do exercício de liberdades cívicas como as liberdades de associação, de reunião pacífica, de expressão e de informação.

A DGPJ assinala o Dia Europeu da Justiça (25 de outubro) disponibilizando na sua página web um novo dossier temático e folhetos informativos, nas línguas portuguesa e inglesa (Recomendação (UE) 2022/758 PT | EN e Diretiva (UE) 2024/1069 PT | EN), onde procura explicar, de forma simples e acessível, o que são estas ações judiciais. Recorde-se que quer o Conselho da Europa, quer a União Europeia adotaram recentemente instrumentos jurídicos neste domínio. 

A Europa celebra o dia 25 de outubro como o Dia Europeu da Justiça, tendo em vista aproximar a justiça dos cidadãos. Trata-se de uma iniciativa que visa incrementar o conhecimento dos direitos que assistem aos cidadãos europeus, promovendo o trabalho do Conselho da Europa e da Comissão Europeia na área da justiça.

Criada em 2003 pelo então Comissário para a Justiça e Assuntos Internos, António Vitorino, esta iniciativa é aberta a cidadãos europeus, estudantes e pessoas que trabalham no domínio da justiça e recorre à simulação de procedimentos e à realização de sessões de informação.  Pretende-se, assim, promover o conhecimento acerca dos sistemas jurídicos e judiciários europeus entre os cidadãos e operadores dos referidos sistemas.

JUSTIÇA.GOV.PT ⁄ NOTICIAS DA DGPJ ⁄ DGPJ ASSINALA O DIA EUROPEU DA JUSTIÇA COM DIVULGAÇÃO DAS SLAPP».

 

 



 27 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Mundial do Património Audiovisual 2024

Imagem: Esquerda: Getty Images /Direita: UNESCO (adaptado)

«O Dia Mundial do Património Audiovisual é celebrado anualmente a 27 de outubro. Este dia tem como objetivo salientar a importância da preservação do património audiovisual, como filmes, programas de rádio ou de televisão. Este tipo de património é crucial para o conhecimento cultural, económico e linguístico de uma sociedade. 

Pretende-se ainda alertar para a necessidade de criação de políticas de proteção e preservação deste património, única forma de garantir, com segurança e rigor, a formação de uma memória coletiva.

Em 2024, o tema «A sua janela para o mundo» mantém-se em destaque. O património audiovisual permite-nos testemunhar acontecimentos que não presenciamos, ouvir vozes do passado e criar histórias que informam e distraem. Ao ouvir sons gravados e ver imagens captadas em filme e vídeo, podemos não só apreciar a riqueza desta cultura, mas também aprender com ela.

Este dia foi implementado na 33ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu de 3 a 21 de outubro de 2005, através da Resolução 53». EUROCID. Efemérides.

Links relacionados

 

 

 

 31 DE OUTUBRO DE 2024 

 

Dia Mundial das Cidades 2024 | ONU

https://www.un.org/en/observances/cities-day

2024 Theme: Youth Leading Climate and Local Action for Cities

are projected to house 70% of the world's population by 2050, facing unprecedented challenges in the context of climate change. By 2030, an estimated 60% of people will live in urban areas, with up to 60% of urban dwellers under 18. Despite progress towards Sustainable Development Goals, cities, particularly in the Global South, continue to grapple with poverty, inequality, and environmental degradation, necessitating urgent action.

Experts emphasize the importance of involving youth in urban decision-making to harness their creativity and drive sustainable development. World Cities Day 2024, themed "Youth climate changemakers: Catalyzing local action for urban sustainability," aims to showcase the crucial role of local governments and young people in addressing urban climate challenges. The event will highlight youth-proposed innovative ideas and explore ways to transform these into concrete actions.

International initiatives like the Pact for the Future and the Declaration on Future Generations seek to prioritize youth voices in shaping sustainable urban environments. The Summit of the Future was an opportunity to integrate youth perspectives into global policy and ensure the multilateral system responds to younger generations' needs.

Proposed actions include establishing youth councils, integrating youth representatives into local governments, and maintaining ongoing dialogue between young people and policymakers. These efforts aim to create cities that are not only sustainable and resilient but also reflective of all inhabitants' diverse voices and needs, both present and future.

Learn more at UN-Habitat

«World Cities Day, designated by the United Nations General Assembly resolution 68/239, is celebrated annually on 31 October.

 

 

 

______________________________________________________

BIBLIOTECA DA ORDEM DOS ADVOGADOS 
Catálogo da Biblioteca | boa@cg.oa.pt  | Informação Jurídica
2024-12-10 / 15:10

13/11/2025 15:08:47