Ne quid nimis

 

 

2 DE DEZEMBRO DE 2024 

 

 

Dia Mundial do Combate à SIDA | 2024

«O Dia Mundial do Combate à SIDA é assinalado anualmente a 1 de dezembro. O seu objetivo é sensibilizar e apoiar aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infetados.

A criação deste dia foi uma iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, dois oficiais do Programa Mundial da Luta contra a SIDA da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ideia ganhou apoiantes dentro e fora da OMS, sendo a sua implementação reconhecida através da Resolução 43/15 da Assembleia Geral da ONU, em 27-10-1988. A data foi assinalada pela primeira vez nesse ano.

A sociedade é chamada a intervir, a assegurar que o problema da SIDA permaneça na agenda política e que os direitos humanos fundamentais sejam respeitados.

Em 2024, o tema é «Siga o caminho dos direitos», sendo os direitos humanos no centro das atenções deste dia. As lacunas na compreensão dos direitos humanos para todas as pessoas estão a dificultar acabar com a SIDA enquanto ameaça à saúde pública, existindo, ainda, ataques aos direitos que ameaça dificultar os progressos alcançados. 

Acabar com a SIDA exige o envolvimento de todos que vivem com HIV, que são afetadas ou estão mais expostas ao risco de contraí-lo, especialmente as mais excluídas e marginalizadas». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

«O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é celebrado, anualmente a 2 de dezembro. 

Esta data é celebrada no âmbito da adoção da «Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outros», pela Assembleia Geral da ONU, a 2 de dezembro de 1949 [Resolução 317(IV)].

Esta data procura alertar para a existência de situações de escravidão que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, atingem mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. A escravatura desenvolveu-se e manifesta-se de diferentes formas ao longo da história. Hoje, persistem ainda algumas formas antigas, mas algumas foram transformadas e criadas, nomeadamente o tráfico de pessoas, a exploração sexual, formas de trabalho infantil forçado, o casamento forçado e o recrutamento de crianças para os conflitos armados.

A escravatura e a sua persistência nas sociedades contemporâneas, são resultado de uma discriminação a longo-prazo contra os grupos mais vulneráveis na sociedade, nomeadamente os de castas sociais inferiores, as minorias tribais e as pessoas indígenas». Eurocid. Efemérides.

Links relacionados

«O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.

Além disso, este dia visa também sensibilizar para o cumprimento da «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência», adotada a 13 de dezembro de 2006 (Resolução A/RES/61/106) e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que concerne aos objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.

Em 2024 o tema é «Promover a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável». A liderança das pessoas com deficiência é ilustrada pelo lema do movimento mundial dos direitos das pessoas com deficiência «Nada sobre nós sem nós», reflete os requisitos básicos de participação, representação e inclusão e apela a que as pessoas com deficiência definam ativamente as condições das suas vidas.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992

Segunda Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Parlamento Europeu - de 2 a 6 de dezembro de 2024

Na sequência de uma Estratégia Europeia para a Deficiência 2025-2030 renovada e do próximo relatório da Comissão da CNUDPD sobre a União Europeia, o Parlamento realizará a sua segunda Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 2 a 6 de dezembro de 2024, integrando os direitos das pessoas com deficiência em todos os domínios políticos. As comissões do PE, em todos os domínios políticos, bem como os principais deputados do Parlamento Europeu, debaterão e realizarão eventos sobre as políticas existentes e futuras que devem ser concebidas para capacitar as pessoas com deficiência a viver em pé de igualdade e a realizar todo o seu potencial.

Cerimónia de entrega do Prémio «3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Edição de 2024»

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promoveu mais uma edição do Prémio «3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência -Edição de 2024», que tem como objetivo premiar o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência.

A cerimónia da entrega do Prémio Cartaz 3 de dezembro, realiza-se no próximo dia 4 de dezembro, pelas 15h00, no 6º andar, na Sala de Âmbito Cultural do Corte Inglés, em Lisboa». Eurocid. Efemérides.  

«A 4 de dezembro assinala-se anualmente o Dia Internacional dos Bancos. Esta data foi criada com o intuito de destacar o papel dos bancos de desenvolvimento multilateral e outros bancos de desenvolvimento internacional, no que diz respeito ao contributo para o desenvolvimento sustentável e para o conhecimento.

Este dia pretende, igualmente, reconhecer o papel dos sistemas bancários na melhoria das condições de vida das sociedades. A fragilidade do sistema financeiro global condiciona o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pelo que é relevante que a ação dos bancos seja alinhada com o compromisso dos ODS. 

A colaboração entre os bancos de desenvolvimento nacional e os bancos multilaterais, através do cofinanciamento ou de ferramentas de empréstimos, deve promover o alcance dos objetivos financeiros por via da complementaridade internacional dos recursos.

O tema em 2024 é «Potenciar o desenvolvimento sustentável através das finanças», reconhecendo que as contribuições dos bancos multilaterais de desenvolvimento, das instituições financeiras internacionais e dos sistemas bancários nacionais no financiamento de projetos que promovem o crescimento económico, contribuem para reduzir a desigualdade e melhorar os padrões de vida.

Este dia foi proclamado através da Resolução 74/245  da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 19 de dezembro de 2019». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

Para 2024, o Secretário-Geral da ONU apresenta o lema «Voluntários diversificados, comunidades mais fortes» destacando que o voluntariado contribui para tornar as pessoas parte das soluções, para que todos - pessoas e comunidades - participem no seu desenvolvimento.  

O espírito do voluntariado ajuda nos momentos mais delicados que podem surgir  - alterações climáticas, conflitos e injustiças sociais. Em todos os lugares do mundo, os voluntários são normalmente os primeiros a responder. Eles enfrentam os desafios com coragem, dedicação e altruísmo.

Este dia foi implementado através da Resolução 40/212 da Assembleia Geral da ONU, a 17 de dezembro de 1985». Eurocid. Efemérides.

Nesta data, destaca-se o papel da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), fundada em 1944 pela Convenção de Chicago, na cooperação entre os países, na eficácia da rede de trânsito e na indústria da aviação ao serviço da inovação e da humanidade.

A adoção por parte da Organização das Nações Unidas e de várias nações da Agenda 2030, marca uma nova era global para o desenvolvimento sustentável, reforçando igualmente a ideia da aviação como motor da conetividade global e promotora da paz e da prosperidade.

A cada 5 anos, coincidindo com os aniversários da ICAO, o Conselho seleciona um tema para o aniversário internacional da Aviação Civil. 

Em 2024 o tema é «Céus Seguros. Futuro Sustentável: Juntos pelos próximos 80 anos», este tema assinala o 80.º aniversário da assinatura da Convenção sobre Aviação Civil Internacional e reafirma o seu compromisso de reduzir a pegada de carbono da aviação, com o objetivo de atingir emissões líquidas nulas de carbono até 2050». Eurocid. Efemérides.

Links relacionados
Links relacionados

Até à data, 153 Estados ratificaram a Convenção. Conseguir a ratificação universal da Convenção, bem como assegurar a sua plena aplicação, continua a ser essencial para fazer avançar efetivamente a prevenção do genocídio. A Convenção inclui a obrigação não só de punir o crime de genocídio, mas, fundamentalmente, de o prevenir. Nos 75 anos que decorreram desde a sua adoção, tem sido desempenhado um papel importante no desenvolvimento do direito penal internacional, na responsabilização dos autores deste crime, na dinamização dos esforços de prevenção e na expressão das vítimas de genocídio.

Em 2024 o tema é «Memória e prevenção: O papel da comemoração e da memória na prevenção do genocídio». Em abril de 2024, o Ruanda assinalou os 30 anos do genocídio de 1994 contra os Tutsi. Em julho de 2025, a Bósnia e Herzegovina assinalará os 30 anos do genocídio de Srebrenica, em 1995. Centrar-se-á nas experiências do Ruanda e da Bósnia e Herzegovina para explorar as formas como a comemoração e a memória de genocídios passados constituem uma componente essencial da prevenção.

A necessidade de investir na prevenção do genocídio, tal como previsto pelos redatores da Convenção sobre o Genocídio há 76 anos, continua a ser mais pertinente do que nunca. 

Foi proclamado através da Resolução 69/323 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 11 de setembro de 2015». EUROCID. Efemérides.

 Imagem: Nações Unidas

«O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948. 

Esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça, cor ou religião, do género, da língua, da opinião política e da origem nacional ou social.

Em 2024 o tema é «Nossos direitos, nosso futuro, agora». Pretende enfatizar o pleno poder dos direitos humanos como o caminho para o mundo que queremos e em que podemos tornar-nos mais pacíficos, iguais e sustentáveis. 

O tema deste ano é um apelo ao reconhecimento da importância e da relevância dos direitos humanos na vida diária. É a oportunidade de mudar as ideias através do combate ao discurso de ódio, corrigindo e combatendo a desinformação. Este é o momento de mobilizar ações para revigorar um movimento global pelos direitos humanos.

O Dia dos Direitos Humanos foi proclamado através da Resolução 423 (V) pela Assembleia Geral da ONU, a 4 de dezembro de 1950». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

Em 2004 o tema é «Soluções de montanha para um futuro sustentável - inovação, adaptação e juventude». Pretende focar-se em soluções inovadoras, promovendo estratégias de adaptação e capacitando os jovens para um futuro sustentável.

Os jovens são a força motriz da ação climática e da mudança social. O desenvolvimento sustentável das montanhas depende do seu envolvimento na tomada de decisões com maior diversidade, inclusão e representação. Os programas e empresas liderados por jovens, juntamente com o financiamento e a colaboração intergeracional, podem impulsionar soluções nas montanhas. A igualdade de acesso à educação, à saúde, ao emprego e ao crédito é fundamental para envolver os jovens e travar a emigração.

Este dia foi implementado através da Resolução 57/245, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2002». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

Esta política contribui para o reforço da paz e da segurança em regiões relevantes e, a nível global, representa um papel importante no desenvolvimento de relações pacíficas, amistosas e mutuamente benéficas entre diferentes Estados. Para além disso, este dia afirma a obrigação moral que os Estados têm de resolver as suas disputas internacionais através de meios pacíficos e de se absterem da ameaça ou do uso da força no seu relacionamento.

O Dia Internacional da Neutralidade foi proclamado na Resolução 71/275, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2 de fevereiro de 2017». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

«O Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde é celebrado, anualmente, no dia 12 de dezembro. Foi proclamado através da Resolução 72/138 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 2017.

O seu objetivo é consciencializar sobre a necessidade de sistemas de saúde fortes e de uma cobertura universal com parceiros de várias áreas. Este dia promove o acesso universal a cuidados de saúde acessíveis e de qualidade, tendo em conta o seu impacto para o desenvolvimento internacional sustentável.

Em 2024, o tema é «Saúde: a responsabilidade é do governo!». Quando as populações são saudáveis, as comunidades e as economias prosperam. Pretende-se com este tema alertar os decisores políticos de todo o mundo para a necessidade de proteção das pessoas com dificuldades financeiras no acesso aos serviços de saúde, garantindo, assim que os cuidados de saúde sejam sempre acessíveis ou gratuitos, especialmente para os mais pobres e vulneráveis». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

«O Dia Internacional dos Migrantes é celebrado, anualmente, no dia 18 de dezembro. A história mostra-nos como a migração tem sido uma expressão da capacidade dos indivíduos em ultrapassar adversidades na procura de melhores condições de vida. Nos dias de hoje, a globalização juntamente com os avanços na comunicação e nos transportes, fez aumentar o número de pessoas que percecionam a possibilidade migração e que encontram a capacidade de se deslocar para outros lugares.

Em 2024 o tema é «As contribuições dos trabalhadores migrantes em todo o mundo». As pessoas que se deslocam são poderosos motores de desenvolvimento, tanto nos seus países de origem como nos países de destino, enquanto trabalhadores, estudantes, empresários, familiares, artistas e muito mais. Os migrantes mantêm frequentemente fortes ligações aos seus países de origem, ao mesmo tempo que abraçam as suas novas comunidades, para onde trazem uma riqueza de conhecimentos, experiências e competências. Se for bem gerida, a mobilidade pode ser impulsionadora do desenvolvimento sustentável, da prosperidade e do progresso. Desbloquear o potencial da migração é fundamental para acelerar os esforços e poder enfrentar os desafios significativos da Agenda 2030. 

Este Dia foi proclamado através da Resolução 55/93 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000. Esta resolução adotou, igualmente, a «Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e os Membros das suas Famílias».

União Europeia

A União Europeia é estabelecer uma política europeia em matéria de migração baseada na solidariedade. De acordo com o Tratado de Lisboa, as políticas em matéria de imigração devem reger-se pelo princípio da solidariedade e da partilha equitativa de responsabilidades entre os Estados-Membros, inclusive no plano financeiro.

A politica europeia de migração visa estabelecer uma abordagem equilibrada no tratamento tanto da imigração regular como da imigração irregular.

A UE criou uma nova abordagem para gerir mais eficazmente a questão da migração em todos os seus aspetos. O objetivo é lutar contra a migração irregular e a introdução clandestina de migrantes, salvar vidas e proteger as fronteiras externas da UE e, ao mesmo tempo, atrair talentos e competências». Eurocid. Efemérides. 

Links relacionados

 

 

 

 

20 DE DEZEMBRO DE 2024 

 

 

Dia Internacional da Solidariedade Humana | 2024

14/11/2025 03:03:26